Como representante da ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA DE RONDÔNIA, não poderia deixar de expressar nossa insatisfação de maneira publica em repúdio às declarações desferidas pelo atual prefeito de Ji-Paraná, o Sr. Isaú Fonseca, onde atacou de forma esdrúxula e infundada os médicos daquele município.
O Recém empossado prefeito de Ji-Paraná desastrosamente durante uma Live, se referiu aos médicos rondonienses de forma grotesca, ofensiva, não condizente com o brilhante trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde não só no município de Ji-Paraná, como no Estado de Rondônia e no Brasil, mas por todos os cantos do Mundo no enfrentamento da pandemia de COVID-19, sem abandonar ou esquecer todos os cuidados com as demais enfermidades.
Nesta época que vivemos um surto de uma doença extremamente infecciosa, gerado por uma pandemia que afeta e ameaça a vida de milhares de pessoas, devemos lembrar a frase do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que resume o papel dos profissionais da saúde em épocas como a nossa: “Nos momentos em que a necessidade dos médicos é altíssima, isto é, durante as grandes epidemias, eles estão mais expostos ao perigo”.
Em momento em que os gestores e a população aplaudem os profissionais da saúde, é inconcebível um ataque aos mesmos por um Prefeito em início de mandato, demonstrando total falta de respeito, gratidão e principalmente compaixão com o próximo.
Problema de ordem administrativo, devem ser tratados através de processos administrativos, oferecendo o devido processo legal, onde qualquer funcionário público tem todo o direito à defesa e justificativas necessárias que serão apuradas.
Não podemos aceitar que utilizando das redes sociais, a classe política tente trazer à tona à época da ditadura, querendo pelo seu bel prazer, julgar e condenar os profissionais da saúde sem o devido processo legal.
Salientamos por fim, que em momento tão difícil que passamos, o diálogo, a empatia e o cuidado com o próximo, são características fundamentais nos líderes modernos, assim entendemos que os gestores recém empossados devem agir.
Desta forma repudiamos totalmente a atitude e declarações do Prefeito Sr. Isaú Fonseca, contra os Médicos de Ji-Paraná.
Permaneceremos sempre vigilantes na defesa da classe médica.
Porto Velho, 12 de janeiro de 2021.
Dr. Aparício Carvalho de Moraes
Presidente da Associação Médica Brasileira de Rondônia